Thais Campidelli de Freitas
Leal

le.al - adj (lat legale)
1 Conforme às leis da probidade e da honra.
2 Digno, honesto.
3 Franco, sincero.
4 Fiel. Antôn (acepção 3): hipócrita.

Lealdade
le.al.da.de - sf (leal+dade)
1 Qualidade de leal; fidelidade.
2 Ação leal. Antôn: hipocrisia.

Depois de conhecer as duas palavras fica mais simples entender sobre o que eu vou falar hoje.


No início do ano assiste a um filme chamado “Sempre ao seu lado” em inglês “Hachiko - A Dog's Story”. Não era nenhum lançamento, mas havia uma curiosidade muito grande da minha parte por essa história. Adoro animais, mas os cachorros são os meus preferidos. Então histórias como “Marley e Eu” me fazem chorar de soluçar até o nariz ficar congestionado.

Ao ver a história de Hachiko a minha reação foi a que eu já esperava. Nariz vermelho e um choro descontrolado. Pra quem não conhece essa história (real) vale à pena assistir o filme.

Essa história começa com um professor universitário que encontra um filhote de Akita na estação de trem por onde circula todos os dias. No começo ele não ficaria com Hachi mas é envolvido pela doçura do animal e os dois se escolhem como amigos. O grande Akita acompanhava seu dono todos os dias pela manhã até a estação de trem e lá também estava quando ele retornava da faculdade sempre no mesmo horário. A trama toda se passa neste cenário. Não vou contar tudo sobre o filme, se você se interessar é bom que assista pois vale à pena.

Pra mim é uma das histórias mais bonitas de amizade e lealdade que eu já escutei falar.



Todos os dias nos deparamos com questões que colocam nossos valores à prova.

São filhos que matam pais, pessoas que traem outras descaradamente, pessoas sem um pingo de consideração por nada nem por ninguém.

Imaginar que Hachi é um animal e que de acordo com a ciência não tem pensamentos racionais, me fez pensar como eles os cães (e os animais) são incríveis.

Eles sabem sentir...

Eles sabem amar...

De uma maneira que o ser humano com toda a sua racionalidade e lógica ainda não aprendeu.

Eles amam e sentem acima de qualquer coisa...

Se jogam às vezes em situações que podem lhe custar a vida, mas fazem tudo por aqueles que lhe dão afeto e um lar.

As pessoas deveriam prestar mais atenção nas atitudes desses irracionais de coração grande e quem sabe aprender um pouco mais sobre amor, consideração e lealdade. Entender muito mais sobre os valores que procuramos e que hoje em dia encontramos muito pouco.

Eu me ponho a chorar numa história como essa, pois eu tive uma companheira leal chamada Tati (nome que eu escolhi pra ela com 4 anos rs). Era uma pastora alemã capa preta, linda e saudável. Um amor com as crianças, mas um bicho cheio de força quando era necessário para nos proteger.


Lembro-me como se fosse hoje o dia em que ela fugiu de uma chácara, quando fomos levá-la para cruzar. Perdemos a Tati por uma semana, os 7 dias mais longos que tive quando criança. A encontram muito fraca e bem magra, praticamente não tinha forças pra parar em pé. Mas quando ela chegou em casa e nos viu, saiu correndo desesperada e se jogou na grama para que pudéssemos brincar com ela.

Uma cachorra que passou por várias coisas, mas que se manteve sempre firme!

Sobreviveu a um ataque de abelhas africanas (a nossa outra pastora não agüentou) e passou por 2 cirurgias grandes para retirada de tumores. Um animal que sempre esteve ali quando precisamos e que chorava quando nos ouvia chorar dentro de casa, só parava quando nos via na janela.

A Tati que comia bombom sonho de valsa e que ganhava um pedaço de bolo em todo aniversário (pois fazia aniversário junto com a minha mãe). É ela que vai ficar pra sempre em nossos corações como prova de amizade.

Morreu aos 15 anos de idade, quieta e sem incomodar ninguém. Pouco antes de morrer quis se levantar pra vir até nós mas não conseguiu. Ficamos do lado dela até o fim. Isso é lealdade.





Saudade pra sempre!!!!!
0 Responses

Postar um comentário